20 dezembro 2017

Montanhismo




Fauna e Flora






Alguns dos anfíbios ibéricos têm veneno destinado aos seus possíveis predadores e cujo único efeito é que possuem um mau sabor e permite-lhes em determinadas ocasiões escapar das mandíbulas dos seus caçadores. Os sapos podem originar no homem uma certa erupção cutânea entre os dedos ou nas partes mais sensíveis da mão , pois também possuem glândulas venenosas.





 Nada mais do que isso. Não possuem a capacidade de cuspir o veneno para os olhos como algumas serpentes africanas fazem e como muita gente pensa. O máximo que pode fazer, é inchar-se para aparentar um tamanho maior.





 É uma criatura inocente e inofensiva que devido à sua dieta é bastante benéfica para o homem.
Entre as serpentes temos grandes cobras, ainda que devido ao seu tamanho são incapazes de estrangular-nos como fazem as anacondas dos filmes. A maior é a cobra bastarda, inofensiva para o homem.





Temos na península ibérica quatro espécies (em Portugal apenas duas) de víboras possuidoras de veneno, que raramente é mortal.





Para que se tornem realmente perigosas têm que nos morder na cabeça, no pescoço ou em crianças, idosos ou pessoas doentes ou debilitadas. O maior perigo pode ocorrer se estivermos a beber água de um ribeiro ou de um charco e ter a má sorte de encontrarmos uma víbora por perto que ao sentir-se assustada nos morda.





Se deixarmos as botas ou a roupa no chão, devemos certificar-nos, antes de as vestirmos, verificando se não temos aí inquilinos perigosos.






No próximo artigo voltamos a este tema. Até lá...





Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários