29 novembro 2017

Montanhismo



Fauna e Flora






Caminhar através da natureza, requer uma atenção especial; não podemos ir pisando todas as flores, arrastando ramas ou assustando as criaturas com que nos cruzamos.





 Existem pessoas que arrancam flores que se murcham antes de chegar a casa e cujos "cadáveres" são abandonados a meio do caminho, fazendo com que o nosso gesto "romântico" seja inútil.





Com essa atitude, não só matamos a flor, como interrompemos o seu ciclo, impedindo-a de cumprir o seu objectivo e privando outros caminhantes da sua beleza.





Outra prática nada recomendável é abrir caminho à machadada destruindo a vegetação sem necessidade. Por regra, podemos caminhar por trilhos perfeitamente limpos e livres de ramagem. Se evitarmos abandoná-los, evitaremos também a erosão das zonas limítrofes, conservando-as intactas.





Não devemos levantar ou deslocar pedras ou troncos de madeira, pois eles constituem o tecto de pequenos ecossistemas que não sobreviverão de outra forma. Além disso, debaixo destes lugares escondem-se animais que podem ser perigosos, como serpentes, aracnídeos, etc.






No próximo artigo voltaremos a este tema. Até lá...






Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários