20 abril 2016

Infecções frequentes nos viajantes




Infecções urinárias







As mulheres têm mais risco de infecções urinárias do que os homens, principalmente porque a sua uretra é mais pequena. No entanto, acima dos 40 anos de idade, os homens têm cada vez maior risco de infecção, normalmente com origem na próstata.





Geralmente, as infecções urinárias  limitam-se à bexiga urinária e originam diversos sintomas, entre os quais estão a dôr, o desconforto quando se urina (disúria),





 o aumento da frequência das micções (polaquiuria) e o aparecimento súbito de um desejo imperioso de urinar (urgência).





Por vezes a urina tem um aspecto turvo com cheiro forte. Se a infecção ascender pelos ureteres e chegar aos rins, além de se agravarem os sintomas anteriores, o paciente apresenta dor lombar, febre, e por vezes, calafríos.





 As infecções urinárias mais simples, podem-se tratar com antibióticos orais. Duas boas opções para o tratamento empírico por via oral são a amoxicilina/clavulánico (Augmentin 375 mg a cada 8 horas, durante três dias),





e o ciprofloxacino (250 mg a cada 12 horas, durante três dias).





 Também é importante ingerir muitos líquidos, pois uma hidratação adequada é uma boa profilaxia da infecção urinária.





Por vezes as mulheres padecem de candidíase vaginal. Esta infecção ocorre mais frequentemente  nos trópicos e pode ser desencadeada pela ingestão de antibióticos.





A candidíase vaginal pode-se tratar com clotrimazol (Canesten) em creme




 ou óvulos vaginais (pessários).





As mulheres que sofrem deste problema frequentemente, devem informar o seu médico antes da partida para a expedição, e garantir que possuem a quantidade de medicação suficiente para a expedição.






No próximo artigo voltaremos a abordar este tema. Até lá...





Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários