14 abril 2016

Infecções frequentes nos viajantes




Infecções oculares






Por vezes as pequenas glândulas das pálpebras ficam obstruídas e infeccionam, produzindo um inchaço doloroso denominado "terçolho".





Costuma ter sucesso a aplicação de antibióticos tópicos, como a pomada de cloranfenicol.





A aplicação de compressas quentes também ajuda a aliviar os sintomas.
A conjuntivite não é incomum. Normalmente é causada por bactérias.





Geralmente o melhor tratamento é a pomada de cloranfenicol. Coloca-se um pouco de creme no fundo do saco palpebral inferior, fecha-se o olho e faz-se uma pequena massagem sobre ele para espalhar a pomada.





A infecção costuma desaparecer em poucos dias. Deve-se ter presente que esta doença é muito contagiosa, pelo que a pessoa que a tenha não deve partilhar toalhas faciais nem toalhas de banho com outras pessoas.





 Nas pessoas saudáveis não são frequentes outras infecções oculares, mas os traumatismos dos olhos podem dar origem a infecção secundária. Nos traumatismos oculares deve-se solicitar assistência médica imediata, e se esta não for possível, está aconselhado usar pomada de cloranfenicol profilaticamente.
As pessoas que usam lentes de contacto, especialmente as gelatinosas, têm maior risco de infecção ocular e devem ser escrupulosas com a sua higiene.





Existe uma ameba que pode infectar a córnea e deixa cicatrizes graves que dificultam a visão. Antes de iniciar a expedição deve-se comentar o assunto com um especialista em lentes de contacto. Se não for possível manter uma boa higiene durante a expedição, será melhor levar óculos.






No próximo artigo voltaremos a este tema. Até lá...





Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários