23 março 2016

Diarreia do viajante




Quando procurar assistência médica







Os sinais que justificam solicitar assistência médica são os seguintes: Temperatura acima de 40º C, febre que dure mais de 48 horas, diarreia que dure à mais de 4 dias, diarreia grave com dificuldade para a reposição hidroelectrolítica por via oral e diarreia com sangue. Também podem ser necessárias análises de laboratório.






Diarreia persistente

A causa mais frequente de que uma diarreia que persista após regressar a casa é a giardiasis.







É necessário fazer análises de laboratório para se confirmar este diagnóstico e descartar ouras causas possíveis. No entanto, a negatividade dos resultados das análises de laboratório, não descarta completamente uma giardiasis, e se os sintomas forem fortemente sugestivos, vale a pena fazer um tratamento preventivo da lambliasis com tinidazol, sob prescrição médica.






Outra causa importante de diarreia persistente, é a intolerância à lactose. Não se trata de uma infecção, mas sim de um problema que surge frequentemente ao dano da mucosa do intestino delgado, causado por uma gastroenterite.





Ao não conseguir digerir bem a lactose (que é um açucar existente no leite e em todos os produtos lácteos, tais como os iogurtes, queijo e outros) esta fermenta e produz sintomas semelhantes aos da giardiasis.





Não existe uma forma fácil de confirmar o diagnóstico, que não seja descartar as causas infecciosas de diarreia e suprimir completamente a lactose da alimentação. Geralmente é necessário evitar a lactose durante seis meses.






Com este artigo terminamos este tema. No próximo artigo voltaremos com um novo tema. Até lá...





Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários