10 fevereiro 2016

Diarreia do viajante





Prevenção





Quase todos estes organismos se transmitem da mesma forma: pelos alimentos contaminados e pela água. Para contrair a doença é necessário ingerir o material contagioso.





 Portanto, todo este grupo de infecções pode ser prevenido prestando uma atenção rigorosa à higiene na preparação e manuseamento dos alimentos e ao armazenamento destes. Por diversas razões, o ambiente de uma expedição torna possível um maior grau de controle sobre estes factores, do que o que têm os viajantes que dependem de hóteis e restaurantes, ou os que vivem em contacto próximo com comunidades locais em países sub-desenvolvidos.





Os seguintes alimentos são perigosos e devem ser evitados:

. Mariscos na generalidade. Os moluscos e os crustrácios alimentam-se filtrando a água do mar e portanto acumulam qualquer micro-organismo presentes nos resíduos locais. É necessário ferve-los durante um mínimo de oito minutos para que se tornem comestíveis.





. Saladas, fruta crua e verduras. Em nossa casa, estes alimentos têm a reputação de serem saudáveis e nutritivos, mas na maioria dos países sub-desenvolvidos, as fezes humanas e animais são usadas como adubo. É necessária uma esterilização cuidadosa para se poderem comer estes alimentos.





. Carnes mal passadas (incluindo o frango mal passado) e peixe cru. Pode existir um elevado risco de infestação parasitária.

. Buffets e alimentos que se mantém quentes durante muito tempo. Com o calor as bactérias multiplicam-se rapidamente, o que pode tornar uma simples contaminação num sério perigo.





. Alimentos sobre os quais estiveram pousadas moscas.

. Alimentos que depois de preparados se guardam e voltam a aquecer.

. Molhos deixados em cima da mesa.

. Alimentos manipulados com os dedos sujos.





. Produtos lácteos e gelados de creme.

. Alimentos que contém ovos crus (por exemplo, maionese).

. Sumos de fruta vendidos em barracas de rua.

. Gelo.

. Água da torneira, nem sequer se deve usar para lavar os dentes.





. Hospitalidade: se nos oferecerem alimentos que não inspiram confiança, deve-se encontrar uma desculpa para os recusar.

Os seguintes alimentos costumam ser saudáveis:

. Alimentos bem cozinhados, acabados de fazer e servidos ainda quentes.

. Fruta descascada ou cortada em rodelas (ananás, melões, papaia, abacate).





. Pão acabado de fazer (levantado na padaria).

. Alimentos embalados ou enlatados.

. Bebidas em garrafa, abertas na presença do consumidor, as mais seguras são as gaseificadas.

. Água fervida e chá.

. Se não existir nada melhor, pode-se pedir batatas fritas, tortilhas, ovos fervidos ou outros pratos que tenham que ser preparados no momento.





No próximo artigo daremos continuidade a este tema. Até lá...





Boas caminhadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários