09 dezembro 2015

Saúde e higiene no acampamento base




Cozinha






A diarreia durante uma expedição pode ser causada falta de higiene. Aqui também os esforços contínuos para manter um elevado nível de higiene na cozinha, ajudarão a reduzir o número de horas de trabalho perdido devido às infecções intestinais.





 É obrigatório lavar as mãos antes de empreender qualquer trabalho na cozinha. Uma pessoa deve ocupar-se do abastecimento, de forma a não ficar qualquer dúvida acerca de sobre quem recai a responsabilidade de cozinhar cada dia, e quem tem o dever de manter a cozinha limpa e organizada. Deve-se decidir quem lavará a loiça, onde se fará e onde se guardará a loiça. Se for possível, deve-se lavar a loiça com água quente. Deve-se lavar diariamente as superfícies das mesas e as zonas onde se preparam os alimentos, lavar os aventais, ferver os panos de cozinha e pendurá-los ao Sol para secarem.





Deve-se ter em conta como armazenar os alimentos. Os roedores invadem rápidamente os acampamentos, causam estragos nos armazéns de comida e transmitem doenças aos seres humanos. Por exemplo, a ratazana polimástica "Mastomys natalensis" urina sobre os alimentos e transmite a febre Lassa na África Ocidental.






Os armários de dispensa suspensos que têm protecção contra os insectos, são úteis porque se podem transportar dobrados. No terreno é difícil os frigoríficos serem fiáveis a 100%, funcionem com gaz, petróleo ou electricidade. Geralmente não conseguem manter o nível de frio de um frigorífico de cozinha moderno, pelo que permitem que proliferem mais rápidamente os organismos produtores de doenças. Por vezes, no frigorífico, competem por espaço os alimentos, a cerveja, e inclusivé os medicamentos do médico da expedição. Se possível, deve-se separar os alimentos dos medicamentos em frigoríficos independentes. O frigorífico do acampamento base deve manter-se limpo, com a carne crua na parte de baixo e os alimentos e os cozinhados na parte de cima. Não se deve encher demasiado nem abrir e fechar a porta demasiadas vezes.





Devem existir regras firmes sobre a limpeza e a preparação dos alimentos, incluindo a fruta fresca e as saladas. É opcional prescindir de alfaces e de outras hortaliças de folhas largas e dos mariscos. Os alimentos crus e principalmente a carne, devem lavar-se descascar-se e preparar-se afastados dos cozinhados para não os contaminar. Para fazer essa tarefa, utiliza-se uma tábua de cortar e uma faca independentes.



 Os alimentos devem ser bem cozinhados e servidos quentes em pratos limpos e devem ser comidos de imediato; não se devem deixar algum tempo sobre a mesa nem se devem aquecer novamente. Deve-se assegurar que todos os elementos da expedição conhecem os riscos do leite, gelados, cúbos de gelo e similares, assim como quais os alimentos que se deve evitar quando se está fora do acampamento.
Se a expedição tiver a sorte de contar com um cozinheiro, deve-se controlar os seus hábitos de higiene. Não é prudente assumir que o cozinheiro possui conhecimentos de higiene dos alimentos.





 Frequentemente a intoxicação alimentar por "Staphylococus" acontece devido às pessoas que albergam esta bactéria no seu nariz contaminam por exemplo, a tábua onde se cortam os alimentos. Deve-se ter presente que o cozinheiro pode ser portador de alguma doença. Não se deve permitir que ninguém doente cozinhe.




Os cozinheiros trabalham árduamente, e durante muito tempo. Despertam antes de todos e deitam-se a altas horas da noite. São o coração da expedição e fazem um trabalho que ninguém agradece. Por muitos preparativos que se tenha feito para satisfazer a todos, sempre existem reclamações. Frequentemente, os cozinheiros acabam por ser os bodes expiatórios da expedição, são objecto de queixas e por vezes de abusos, no entanto uma expedição não pode funcionar sem a comida. Os cozinheiros necessitam de apoio. Bem recebida será, portanto, qualquer forma de agradecimento por parte dos outros elementos do grupo.





No próximo artigo voltaremos a este tema. Até lá...





Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários