18 novembro 2015

Saúde e higiene no acampamento base




Latrinas





As latrinas são objecto de muito interesse e preocupação, assim como de muitos comentários engraçados. Os hábitos intestinais das pessoas mudam durante as expedições. É necessário planificar qual o sistema de latrinas será o mais adequado para uma determinada expedição.





 Nos acampamentos móveis e de curta permanência pode ser um buraco no solo ou uma trincheira. Nos acampamentos de pouca duração, a trincheira deve ter pelo menos 1,25 metro de profundidade por cerca de 30 cm de largura. Cada vez que se usa a latrina deve-se atirar para ela uma camada de terra que se encontra amontoada ao lado da latrina.





As latrinas para acampamentos base deveriam ter um poço com pelo menos 4 metros de profundidade, com assento e tampa que impeça a passagem das moscas.





 Nos locais onde o solo seja instável, como é o caso da areia no deserto, considera-se a possibilidade de cofrar o poço por meio de bidões cilíndricos aos quais se retirou as duas bases.




Não é fácil dispor de retretes químicas num acampamento base, mas se houver essa possibilidade deve-se fazer uma preparação adequada para  a eliminação dos resíduos com um sistema de drenagem ou um buraco fundo que se possa cobrir. Todas as latrinas devem ser construídas a mais de 50 metros de distância do abastecimento de água e da cozinha.
É difícil calcular quantas latrinas  serão necessárias para um grupo numeroso num acampamento base, principalmente se existirem homens e mulheres na expedição. A eficiência de qualquer latrina de acampamento está dependente das condições ambientais do mesmo, drenagem, porosidade do solo e húmidade, e ainda pelo número de pessoas que a usam, de forma que não existe uma fórmula estabelecida para calcular quantas se devem construir.





A título orientativo, uma latrina profunda para dez pessoas deveria durar cerca de dois meses. Um acampamento grande, estático e de certa duração pode requerer que se façam novos poços negros.





Se as moscas forem um problema, de cada vez que se use a latrina, pode-se atirar para ela uma camada de terra, da mesma forma que se faz na trincheira. O papel higiénico guarda-se numa lata para evitar que o vento o leve, que se molhe ou para as formigas não o invadirem.




 Deve-se ter algo para lavar as mãos perto da retrete (o recipiente utilizado para esse fim pode ser de cor diferente dos que se usam na cozinha) e suspender o sabão com um cordel. 





Pode ser necessário colocar o papel, os tampões e coisas similares noutro lugar distinto da latrina. Deve-se ter em conta  que na expedição podem existir  elementos que necessitam de latrinas com características especiais por motivos religiosos. Se os habitantes locais tiverem que usar as latrinas, deve-se assegurar de que eles sabem como o fazer, pois costumam surgir problemas quando as pessoas utilizam as latrinas da sua forma local.





Deve-se limpar diariamente a zona da latrina. Uma escova pode ser o suficiente para lavar e esfregar o assento da sanita com água e sabão ou com desinfectante. Verter desinfectante no poço cego não serve para reduzir o risco de infecções, e atrasa a decomposição dos excrementos. Deve-se tentar manter as latrinas o mais secas possível, de forma a não atrair as moscas. No início da expedição, deve-se confirmar que o tampo da sanita feche correctamente para evitar a passagem das moscas.





Qualquer que seja o tipo de latrina utilizado, deve-se entender o seu funcionamento para se corrigir algo que não funcione bem. Arranjar e reconstruir retretes, quando já estão a ser usadas, não é tarefa simples nem agradável. Deve-se confirmar em intervalos regulares se o sistema utilizado funciona e se é seguro. As bermas do poço podem ser  escorregadios e podem-se soltar. será prudente deixar ficar uma corda fixa pendurada dentro do poço negro, para maior segurança. Em volta da retrete podem-se colocar madeira coberta com tela metálica, principalmente nos acampamentos barrentos, pois é inevitável que a zona se converta num lamaçal.




As serpentes e outros répteis visitam assiduamente as latrinas. Deve-se insistir para que todas as pessoas utilizem lanterna durante a noite e que observem bem principalmente debaixo do assento da retrete.
Se a expedição construiu latrinas para os acampamentos, deve-se assegurar para que no regresso, a zona fique higiénica e segura. Se o acampamento foi grande e de grande duração, deve-se dedicar um determinado tempo a essa tarefa. Nas zonas permanentemente geladas, os excrementos não sofrem os processos naturais de degradação. Não existe outra alternativa que não seja recolhê-las e levá-las.

No próximo artigo voltaremos a este tema. Até lá





Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários