19 agosto 2015

Conselhos para viagens no estrangeiro




Após uma pausa, devido às actividades de Verão do Clube de Montanhismo de Braga, voltamos à temática que tinhamos vindo a abordar.

Ásia






Mulheres viajantes

Para evitar a atenção indesejada por parte dos homens, as mulheres devem pensar em usar um walkman e óculos escuros, embora alguns países considerem isto como sinal de uma mulher perdida!





 Contudo, tudo gira em torno do problema de se poder fazer um contacto visual com homens estranhos. A regra geral é:  se for uma mulher, não viaje sozinha. Usar roupa larga é muito importante (e de qualquer modo são mais frescas), e poderá usar uma aliança para afastar as pestes masculinas.






Costumes e religiões

Quando se come, raramente se utilizam talheres. Assim, lavar as mãos antes e depois de uma refeição é um ritual necessário. Para comer e dar objectos a outros, devemos usar apenas a mão direita.





A mão esquerda é considerada impura (muitos asiaticos usam-na em lugar do papel higiénico). Devemos habituar-nos a usar a mão direita.
Se visitar-mos um templo ou um santuário, devemos retirar os sapatos ou as sandálias antes de entrar.





 Isto também se deverá aplicar quando entrarmos  numa casa particular.





Poderemos ter de lavar os pés antes de entrarmos em alguns templos. Devemos cobrir os braços, as pernas e a cabeça quando entrarmos nos templos Sikh ou mesquitas muçulmanas. As mulheres não devem nunca contactar físicamente com monges budistas: se lhes quiserem dar alguma coisa devem colocá-la sempre primeiro no chão.
Os casais devem comportar-se de uma maneira muito mais sóbria do que no Ocidente e por isso não devem andar de mãos dadas ou beijarem-se em público. O acto de tocar a cabeça de alguém é considerado ofensivo em algumas culturas asiáticas.
Mais um pormenor. Os asiáticos normalmente desviar-se-ão do nosso caminho para serem educados e não para nos ofenderem. Algumas das perguntas e interrogações que lhes colocarmos poderemos obter respostas inexactas ou enganosas. A pessoa que nos transmitiu a informação não mentiu deliberadamente, apenas tentou ser educada ou não nos dar más notícias. A melhor maneira de rodear o problema é não colocar questões que tenham um simples sim ou não como resposta, mas sim colocar questões que necessitem de uma resposta mais pormenorizada.






No próximo artigo voltaremos a este tema. Até lá...





Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários