01 julho 2015

Conselhos para viagens no estrangeiro




África

Embora muitos locais possam alterar algumas destas regras que vamos abordar, nunca podemos esquecer que existem sempre muitas pessoas conservadoras e que se regem pelo que vamos expor. Mais vale prevenir...






Fotografia

Muitos países têm restrições no que respeita àquilo que pode ser ou não fotografado. Como regra geral, nunca se deve tirar fotografias de coisas relacionadas com os militares, incluindo pontes, estações de comboio, estações de correio, estações de rádio e televisão, prisões e portos. É necessário uma licença para se fotografar nos seguintes países: Angola, Benim (as autoridades suspeitam das máquinas fotográficas; é melhor prevenir do que remediar), Burkina Faso, Camarões, Chade, Guiné Equatorial e Somália.





Deve-se respeitar a privacidade das pessoas. Muitas delas não gostam que lhes tirem fotografias, especialmente algumas pertencentes a determinadas tribos. Outros insistem num pagamento antes de permitirem ser fotografados. Antes de nos começarmos a sentir ofendidos com tais atitudes lembremo-nos de que estamos no país deles e que eles são muito pobres.




A boleia

A boleia é uma forma reconhecida de transporte público em África (em alguns casos teremos de pagar uma quantia), mas lembremo-nos de que o gesto para pedir boleia é considerado obsceno em muitos países africanos.







Costumes e religiões

O aventureiro deve estar a par dos seguintes costumes e crenças quando viajar através de África:








Argélia: O Sul do país é muito tradicional.





 As mulheres, por exemplo, são tidas como bens e qualquer mulher acima dos 12 anos que não tenha um véu ou não esteja fechada é olhada como uma prostituta ou então como sexualmente disponível (uma opinião que é comum através de todo o mundo árabe).






Angola: A província de Luanda Norte, na parte Noroeste do país é vedada a estrangeiros.








Botswana: Não se deve provocar a força de defesa do Botswana (exército), seremos presos se nos aproximarmos de qualquer estabelecimento militar.





 É considerada uma grande falta de educação não cumprimentarmos as pessoas que encontrarmos.






Burkina Faso:  Devemos contar encontrar muitas barreiras nas estradas e postos de verificação com pelotões.





Não se deve auxiliar os habitantes que estejam a ser espancados por policias devido a serem pouco asseados e desrespeitosos, se o fizermos teremos o mesmo tratamento.





Sejamos educados e dóceis.




Congo: Deve-se evitar falar de política com estranhos. O governo usa polícias à paisana nas vilas e cidades para evitar a "subversão".







Gabão: Devemos ter sempre os nossos papeis connosco: a polícia gosta de discutir com os estrangeiros, especialmente se forem brancos.





Provavelmente, perderemos a nossa máquina fotográfica se formos apanhados a tirar fotografias a instituições militares.





Quénia: Devido ao turismo, a capital, Nairóbi, está infestada de ladrões e vigaristas.





Devemos manter os cinco sentidos alerta se lá formos.






Líbia: Devemos ter cuidado com as máquinas fotográficas, a maioria dos Líbios desconfia dos estrangeiros com máquinas fotográficas, em grande parte devido às histórias assustadoras de controlo dos meios de comunicação pela parte do governo.





Malawi: É proibido às mulheres usar saias e calças acima do joelho.





 Para os homens é proibido usar cabelos compridos, calções curtos sem meias altas ou calças brilhantes.





No próximo artigo daremos continuação a este tema. Até lá...





Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários