17 setembro 2014

Padrões climáticos e os iões do ar (1)




Todas as semanas verificamos mudanças nos factores atmosféricos, quando passam frentes meteorológicas pela nossa povoação. É razoável, devido aos vários factores que alteram o estado de espírito, esperar que as mudanças de tempo possam alterar a homeostase interna que afectam a saúde e o rendimento físico ou mental.





Ainda que grandes variações de temperatura, humidade, velocidade do vento, radiação solar e pressão do ar já tenham sido abordados em artigos anteriores, este capítulo foca-se na ionização do ar, um factor ambiental específico que se tem vindo a estudar durante mais de 40 anos.





Ainda que os projectos experimentais e os resultados dos estudos sobre os iões do ar devam ser criteriosamente analisados, e ainda que a investigação não seja conclusiva, é possível que existam efeitos subtis sobre a saúde e o rendimento. Estes efeitos são aparentemente maiores para as pessoas sensíveis às mudanças bruscas das condições meteorológicas.






Biometeorologia

Este capítulo descreve formas como o tempo e o clima afectam a saúde e o rendimento humano. É um tema importante, porque todos sofremos mudanças em função da meteorologia e todos os agentes ambientais fortes, têm algum efeito sobre o sistema imunológico através do sistema nervoso central e a maioria ainda envolve o sistema endócrino.





Antes de mais, convém explicar algumas definições. A meteorologia é o estudo do tempo e a sua previsão. A biometeorologia trata dos efeitos dos factores ambientais  nos organismos vivos. O clima é o estado médio do tempo num local específico no decorrer de vários anos. A climatologia médica preocupa-se com a influência dos climas naturais sobre a saúde. Trata das doenças causadas ou agravadas pelos elementos climáticos. Muitas dessas doenças são: exaustão pelo calor, golpe de calor, congelações, hipotermia, doenças por descompressão, mal de altitude, dores de cabeça e agravamento climático da asma e da bronquite.





Portanto a biometeorologia trata de respostas fisiológicas e a climatologia médica concentra-se na relação entre a fisiologia e a doença.
Os sistemas meteorológicos e os climas de regiões geográficas concretas, consistem em muitos factores geofísicos, incluindo a temperatura, a velocidade do vento, a humidade, a pressão atmosférica, a precipitação, a densidade de iões positivos ou negativos no ar e a radiação (por exemplo solar, infravermelha e ultravioleta).





 Durante séculos, os cientistas teorizaram que o tempo, e principalmente as mudanças nos sistemas meteorológicos, afectam o comportamento humano, a saúde e o desempenho. Um dos estudos mais significativos, de entre os primeiros que se levaram a cabo de forma sistemática, foi conduzido pelo sociólogo francês Émile Durkheim que avaliou a influência da temperatura e do clima nos suicídios. Concluiu que os índices de morte por suicídio não foram influenciados pelo clima.





No entanto, este estudo não descarta os efeitos das condições atmosféricas sobre o comportamento. Para resolver este assunto é necessário considerar todos os elementos que formam o meio físico e avaliar como podem ter influência no comportamento de maneira conjunta ou independente.






No próximo artigo voltaremos a este tema, até lá…





Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários