09 abril 2014

Montanhismo com crianças




A montanha e as crianças são compatíveis? Quase tudo nesta vida é compatível se existir vontade e capacidade para alcançar um objectivo. As férias ou os fins-de-semana no Verão tanto podem acontecer na praia como na montanha.





É evidente que a praia e o mar têm as suas vantagens na hora de planificar umas férias e muitas crianças desfrutam delas como loucas brincando na areia e na água do mar.
No entanto se a preferência dos pais for a montanha, será uma excelente opção fomentar o amor e a paixão por esta nos seus filhos.





A montanha, o bosque, um prado, um penedo, um campo nevado, um fluxo de um ribeiro, constituem magníficos locais de recreio e de aventuras. O excursionismo e o montanhismo constituem uma ocupação de tempo livre ideal para os mais jovens, desde que estejam reunidos alguns princípios básicos.





As crianças não desejam alcançar um cume a qualquer preço. Geralmente, o que mais lhes importa é o meio ambiente, a experiência que podem recolher do momento. Contemplar uma árvore retorcida, trepar alguns penhascos pequenos ou observar um formigueiro, podem constituir objectivos interessantes para ocupar o seu tempo.





As crianças não têm a resistência de um adulto, precisam de parar com mais frequência para descansar e precisam de parar constantemente para comerem algo. É sobretudo não esquecer de efectuar paragens suficientes para estas beberem.





Os pais devem baixar a fasquia da sua própria ambição em conseguirem um alto rendimento, em benefício dos benefícios concretos dos seus filhos. De que serve a uma criança de dois anos subir às costas do seu pai até um cume de dois mil ou de três mil metros? A dormência nas pernas da criança, uma insolação ou a contínua agitação da descida, não constituem uma experiência nem uma recordação agradável para ela, enquanto que uma correria para ela ou a brincadeira num riacho, lhe fornecerá bastantes mais benefícios e satisfação.





Apenas quando possuem uma idade de aproximadamente 5 ou 6 anos, começa a despertar nelas uma certa vontade de conseguir maior rendimento, vontade essa que é conveniente avaliar com cuidado. A experiência para enfrentar uma qualquer actividade deve permanecer sempre em primeiro plano, juntamente com a prevenção, a preparação e segurança.





As crianças tornam-se rapidamente independentes e nesse processo de crescimento os aspectos desportivos da montanha os podem começar a fasciná-las. Mas para que tal aconteça, é importante que tenham tido uma infância agradável no contacto com o meio natural da montanha, para que esta não constitua não uma recordação de sofrimento e repúdio, e essa tarefa é da responsabilidade dos seus pais.





Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários