19 março 2014

Responsabilidade civil e seguros médicos (4ª parte)




Outros aspectos a levar em conta quando se contratar um seguro

1. Quando se contrata um seguro pessoal (por exemplo de vida, acidente ou contra todos os riscos) é necessário informar o destino e detalhes das actividades da expedição à companhia seguradora, caso contrário, a apólice pode ficar sem efeito.





2. Quando se está coberto por um seguro tipo canoagem (por exemplo, o seguro de uma escola ou de uma associação) convém certificar que a sua cobertura é a adequada para todos os aspectos da actividade. Normalmente, e a título de exemplo, os seguros das escolas não cobrem as crianças que abandonam os estudos e a escola no decorrer da expedição.





3. Se forem contratados trabalhadores locais convém que estes sejam informados das responsabilidades antes do início da expedição. Em muitos países pode ser necessário contratar o denominado seguro de responsabilidade do empregador (algo que ocorre, por exemplo, no Reino Unido), o qual se vem a traduzir de indemnizações aos trabalhadores face a situações de sinistro no decorrer da actividade.





 Na maioria dos casos este tipo de seguro pode-se contratar no país onde decorrerá a actividade e podem-se confirmar, com exactidão os respectivos requisitos na embaixada do país que irá acolher a expedição. Além disso, muitas expedições trabalham com cientistas locais e outros colaboradores que também têm que ser incluídos no seguro de responsabilidade da expedição.





4. É necessário ler cuidadosamente todos os detalhes da apólice de seguro e explicar esses detalhes a todos os elementos da expedição.





5. É conveniente levar para a expedição formulários de notificação de incidentes com o objectivo de os preencher no caso de um sinistro, fazendo-o enquanto este estiver fresco na memória. É necessário que todos os acontecimentos sejam comunicados o mais rapidamente possível, uma vez que se isso suceder demasiado tarde a seguradora poderá invocar a violação dos prazos previstos no contrato para esse efeito.





6. Se, por algum motivo, após a conclusão da expedição, algum dos seus membros continua no país onde esta decorreu para gozar as suas férias, deve-se comunicar previamente essa situação à companhia seguradora. Nesse caso, pode ser necessário contratar um seguro à parte que lhe cubra riscos diferentes em relação aos restantes membros da expedição.





7. É conveniente confirmar que a validade do seguro não se expira antes do regresso da expedição, na hipótese de esta se prolongar em virtude de circunstâncias alheias à vontade dos segurados. Pode ser impossível avisar a companhia seguradora no momento, devido a falta de meios de comunicação para o efeito.





8. Algumas companhias tentam não cobrir os chamados “riscos de guerra”. Salvo em algumas localizações geográficas mais seguras, esta situação não será de aceitar uma vez que por vezes as expedições efectuam-se em zonas politicamente delicadas.





 Deve-se sempre avaliar a estabilidade da zona onde vai decorrer a expedição e assegurar a cobertura daquele tipo de risco.





Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários