08 janeiro 2014

O Sol, o Calor e a Húmidade (3ª parte)




O calor

A patologia produzida pelo calor surge quando o corpo ganha ou produz calor mais rapidamente do que o que consegue eliminar.





Inicialmente o corpo tenta eliminar o calor fazendo circular o sangue central para a sua  periferia. O corpo consegue efectuar esta tarefa mediante uma vasoconstrição renal e de outras vísceras, que serve para levar o sangue central para a periferia, e obter uma vasodilatação periférica, que coloca a máxima quantidade de sangue em contacto com a pele, de forma a conseguir arrefecer. Quando este mecanismo falha, acontece um perigoso aumento da temperatura corporal (hipertermia).






Produção e regulação do calor

O corpo produz entre 2.000 a 5.000 kcal de calor por dia, em grande parte devido à actividade muscular. No entanto, o corpo deve eliminar este calor para impedir um aumento perigoso da temperatura corporal. Sem os mecanismos de termorregulação, a temperatura corporal aumentaria 1.1ºC por hora. Assim, por exemplo, a temperatura de uma pessoa sedentária com 70kg que apenas produzisse 2.000 kcal por dia, aumentaria de 34,4ºC para 71,4ºC em apenas 24 horas. Este aumento poderá ser 15-20 vezes maior em caso de exercício físico intenso ou quando se está exposto a temperaturas elevadas. Isto explica o motivo porque já se verificaram casos de golpe de calor, em virtudede de esforços intensos com temperaturas moderadas (13-28 ºC).





A transferência de calor do corpo para o meio ambiente e a transferência inversa, acontecem através de um de quatro mecanismos:
. Conducção
. Convecção
. Radiação
. Evaporação





Em ambientes quentes, os principais mecanismos de eliminação do calor são a radiação e a evaporação.
O sangue aquece ao receber o calor produzido pelos músculos em actividade, e ao passar pela pele, cede este calor à atmosfera. Quando a temperatura do ar  é superior a 35 ºC a radiação cessa e a evaporação torna-se então o único mecanismo útil para produzir arrefecimento.
A evaporação de 1 ml de suor, produz a perda de 0,58 kcal de calor, ou seja, que 1 litro de suor origina a perda de 580 kcal de calor. A maior parte deste calor abandona o corpo através da pele. O arrefecimento por evaporação é limitado, pois a sudoração  máxima de uma pessoa não aclimatada ao calor, é de aproximadamente 1.500 cc por hora. Dependendo também da temperatura e da humidade do ar, a evaporação desta quantidade de suor é capaz de contabilizar o calor produzido ao correr 10 km a uma velocidade média de 10 km por hora.





Se o exercício físico for praticado em tempo quente, pode-se perder facilmente 1-2 litros de liquido por hora e inclusive perder cerca de 6-10% do peso corporal.
Se a humidade do ambiente alcançar os 100%, a evaporação não será possível e o corpo perderá a sua capacidade para eliminar o calor, podendo alcançar temperaturas perigosas.





Esperamos ter ido de encontro às vossas expectativas com mais este artigo. Protejam-se do calor e…





Boas caminhadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários