10 maio 2013

Dois membros do CMB lograram alcançar o cume do Espiguete (Picos da Europa)




No passado dia 03 de Maio de 2013, dois membros do Clube de Montanhismo de Braga, Paulo Soares (Indio) e Manuel Martins, lograram alcançar o cume do Pico Espiguete.

O Pico Espiguete (2.450 metros de altitude) é uma das maiores elevações das montanhas de Palencia (Espanha) no sopé da Cordilheira Cantábrica (Maciço de Fuentes Carrionas), e embora não seja a de maior altitude, é com certeza o pico mais característico.
Está situado perto da localidade de Cardaño de Abajo no município de Velilla del Rio Carrión, dentro do Parque Natural de las Fuentes Carrionas y Fuente Cobre-Montaña Palentina, a cerca de 26 km de Guardo e 126 km de Palencia.  O sopé Ocidental pertence à localidade de Valverde de la Sierra (León).
Trata-se de uma enorme massa de pedra calcária com forma piramidal visível desde grande distância, devido ao seu isolamento de qualquer outro pico. A face Sul tem um relevo suave e a Norte paredes verticais e irregulares, e devido à sua composição tem grandes variações na sua aparência dependendo da estação do ano e da iluminação. Costuma estar coberta de neve grande parte da estação invernal o que lhe proporciona grande valor estético.
O geólogo e naturalista Casiano de Prado, consta como sendo o primeiro a subir esta montanha em 1854,  tendo sido efectuada tal façanha também por Aymar de Saint-Saud em 1892 durante uma visita que este efectuou aos Picos da Europa.
As incidências e resgate de montanheiros são constantes durante o Inverno, uma vez que a sua ascenção pela vertente Noroeste constitui um grande desafio para os aficionados da escalada e sendo também frequente a ocorrência de avalanches.
Estes dois associados do CMB levaram mais uma vez o nome do Clube de Montanhismo de Braga bem alto e aos quais agradecemos as fotos que nos facultaram para fazermos este filme que aqui publicamos, e as quais demonstram perfeitamente a beleza e a dificuldade da ascenção desta montanha mítica.





Os nossos parabéns aos nossos associados e amigos,  por mais uma conquista vitoriosa.



Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários