07 fevereiro 2013

O CMB estará representado no Campeonato do Mundo de Esqui-Montanhismo


Zé Nuno, associado do CMB, será o unico Português a participar no Campeonato do Mundo de Esqui-Montanhismo em representação de Portugal e do Clube de Montanhismo de Braga



A localidade francesa de Pelvoux, situada na zona sul dos Alpes Franceses, acolherá de 9 a 15 de Fevereiro de 2013, o Campeonato do Mundo de Esqui-Montanhismo. Portugal estará representado nesta competição pela segunda vez, onde em 2011 se estreou como seleção de Esqui-Montanhismo através da presença do atleta Nuno Caetano que, em 2012, marcou presença no Campeonato da Europa de Esqui-Montanhismo com a equipa composta por Gonçalo Silva, Henrique Claro, José Ferreira (do Clube de Montanhismo de Braga) e Nuno Caetano.


O que é o Esqui-Montanhismo?
Este desporto de inverno, ainda pouco conhecido em Portugal, pratica-se em terrenos nevados sem tratamento (fora de pista) e concilia o esqui com técnicas de alpinismo. Com a utilização do equipamento apropriado, os esquiadores conseguem efetuar subidas e descidas com elevado desnível sem necessidade de retirar os esquis. 


 Atletas - Por motivos profissionais/pessoais a equipa portuguesa não estará presente com o número de atletas que gostaria. Ainda assim, a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, faz deslocar a esta prova o atleta bracarense José Ferreira, do Clube de Montanhismo de Braga. José Ferreira é triatleta e corredor de ultra-maratonas de montanha, tendo já repetido a sua participação numa das mais famosas corridas de montanha do mundo, o Ultra-Trail do Monte Branco e também em alguns triatlos de longa distância (“Iron-Man”). Esteve presente, em 2012, juntamente com Nuno Caetano, Henrique Claro e Gonçalo Silva, no Campeonato Europeu de Esqui-Montanhismo. Nesta competição, a seleção portuguesa de Esqui-Montanhismo conseguiu obter pontuação no ranking europeu ficando à frente de seleções como as da Eslováquia, do Reino Unido e da Suécia (http://www.ismf-ski.org/www/?q=content/pelvoux-2012-france-ismf-european-championships-4-9-february-2012).


Neste Campeonato Mundial, como a seleção só estará representada por um único atleta, as provas por equipas não serão disputadas. No entanto, o atleta José Ferreira está com expectativa de superar os resultados individuais obtidos no seu último Campeonato Europeu.

Boa sorte Zé Nuno, vai mandando notícias, que entretanto o pessoal vai torcendo por ti. Grande abraço desta enorme claque que te apoia e que é o CMB. Obrigado por levares mais uma vez o nome do nosso clube tão longe e a uma prova de prestigio internacional.


Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários