24 janeiro 2013

Percurso para Peña Trevinca pelo trilho do Lago dos Peixes




A pedido de um amigo do CMB, vamos publicar o trilho para Peña Trevinca, pelo trilho do Lago dos Peixes. Esperemos que seja útil a forma como explicamos.

Para chegar ao início do percurso, desde Puebla de Sanabria segue-se a estrada ZA-104 para El Puente e dali segue-se para San Martin de Castañeda por um desvio antes de chegar ao lago. Passa-se em San Martin de Castañeda e prossegue-se na estrada, sem possibilidade de enganos, até ao parque de estacionamento junto à Laguna de los Peces (1735 mts).





Parque de estacionamento de Laguna de los Peces

O percurso começa junto do parque de estacionamento.

Laguna de los Peces – Collado Ventosa (+/- 30 minutos)

No parque de estacionamento de Laguna de los Peces começa-se na direcção Noroeste por um caminho largo marcado com estacas azuis, que desce um bocado para cruzar a enseada de los Covadosos (não seguir o trilho que se desvia para a direita um pouco antes de chegar a este ponto). O trilho sobe suavemente por uma ladeira para alcançar o Collado Ventosa (1900 mts), ficando a Laguna del Collado Ventosa à nossa esquerda.





Collado Ventosa (vê-se à esquerda o Moncalvo e à direita Peña Trevinca)

Collado Ventosa – Reservatório (+/- uma hora e meia)

O trilho continua por um percurso bem marcado até se avistar o reservatório de Vega de Conde. A partir deste ponto existem duas possibilidades:
- Seguir o trilho cada vez menos marcado, que desce até ao dique do depósito. Passa-se para o outro lado e continua-se pelo trilho da direita contornando o reservatório até ao Chozo de la Majada de Trefacio.

- Também se pode descer directamente até à cauda do reservatório, atravessando uma vertente com bastante vegetação. Chegados à cauda do reservatório, cruza-se o rio Tera através de uma ponte aí existente. A cabana do rebanho fica à nossa esquerda. Cruza-se o prado na direcção Oeste, para encontrar as estacas que marcam o trilho (1600 mts).





Ponte que cruza o rio Tera





Chozo de la majada de Trefacio

Reservatório – Peña Trevinca (+/- duas horas e meia)

Desde la Majada de Trefacio, logo que se localizarem as primeiras estacas que sinalizam o trilho, segue-se por um caminho evidente que segue à esquerda do rio Tera. No rebanho é fácil a desorientação se a aproximação for efectuada pela ponte, no entanto, caminhar fora do trilho pode ser complicado se a vegetação estiver alta ou o terreno enlameado. Portanto encontrar o trilho será a melhor opção.
De seguida caminha-se por um vale de origem glaciar fechado ao fundo por Peña Trevinca. O trilho é bastante fácil e permite chegar rapidamente à base da montanha.






Vale do rio Tera

 Sobe-se pela inclinação da cara Este, passada a confluência da enseada Maseirón com o rio Tera, segue-se o traçado e os marcos de pedra. Da base do vale até ao cume não é fácil, sobe-se sensivelmente 2,5 km com uma inclinação média de 21% que em alguns pontos ultrapassa os 30%. Chega-se ao cume (2127 mts) onde jazem os restos de uma enorme cruz de pedra. Daqui pode-se observar uma paisagem soberba que domina esta zona fronteiriça entre as províncias de Zamora, León e Orense. Sendo que Peña Trevinca é o ponto mais alto das províncias de Zamora e Orense.





Cruz caída no cume





Vale do rio Tera visto do cume de Peña Trevinca





Peña Trevinca

Regresso (3 horas e meia a 4 horas)
O regresso é efectuado pelo mesmo caminho.
Outra opção será voltar pelo cordal, passando pelos cumes de Juncional, Xurbial, Piatorta e baixar pelo regato do Torno até ao trilho do rebanho de Vega de Conde. Cruza-se o dique do rebanho e continua-se por terreno já conhecido até a Laguna de los Peces.



Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários