14 fevereiro 2012

É já no próximo dia 17 que nos deslocamos para Gredos

Aproxima-se rapidamente a data da nossa partida para a Serra de Gredos, com o objectivo de conquistar o cume do Almanzor situado a 2.592 metros de altitude.


Em condições normais, o Pico Almanzor não é muito perigoso, é dificil físicamente devido ao desnível que apresenta, no entanto no inverno já é tecnicamente difícil de alcançar devido às grandes quantidades de neve acomuladas e formação de gelo. Como somos um grupo organizado e consciente, concerteza saberemos avaliar os riscos de forma a regressarmos todos de saúde e satisfeitos com mais uma actividade do CMB coroada de sucesso.
A actividade terá uma duração de 3 dias
O ponto de partida antes de entrar na serra será na Plataforma de Gredos
A plataforma situa-se nos 1.700 metros de altitude
A dificuldade será Média-Alta, dependendo da meteorologia

Como foi dito o que está planeado será deixar as viaturas na Plataforma de Gredos, que é um parque de estacionamento situado na entrada da Serra de Gredos.Tomaremos um caminho empedrado seguindo a mesma direcção que trazia a estrada. Este caminho começa logo a subir e passados poucos minutos encontraremos uma bifurcação em que tomaremos o caminho da direita que continuará a subir. Como ponto de referência, ficará à nossa esquerda um pluviómetro bastante grande.
O caminho continuará até ao Prado de Pozas e pouco tempo depois veremos à nossa direita um refúgio (Reguero Llano). Seguiremos em frente e passado pouco tempo passaremos uma ponte que cruza o rio Pozas.
Passado pouco tempo, o caminho recomeça a subir e iniciamos a subida para Los Barrerones situado a 2.200 metros de altitude. Esta será a última súbida que encontraremos até chegar ao Refúgio Elola.
Até chegarmos a este ponto onde existe um miradouro, terá passado cerca de uma hora ou mais e agora só nos resta descer em direcção ao Circo de Gredos.
Após chegarmos à parte mais baixa, deparamos com a Laguna Grande, a qual será necessário contornar pela esquerda. Será muito provável que encontremos a lagoa congelada e nesse caso poderemos caminhar por cima, esquecendo totalmente que estamos a caminhar por cima de um lago gelado.
Após atravessar a Laguna, chegaremos ao refúgio de Elola. Até aqui teremos caminhado cerca de 2:30h a 3:00h.
Neste local, junto ao refúgio montaremos o acampamento base.

Deste local poderemos admirar mesmo em frente, a vertente que sobe até à Portilla Vermeja, a Sul. Quando iniciarmos o ataque ao cume, subiremos pela parte direita, passando uma zona plana que rapidamente começa a subir. Um bom pedaço mais à frente, após um troço bem enpinado, chegaremos à confluência de duas vertentes, a Portilla Bermeja em frente e a Portilla del Crampon à direita. Tomaremos esta última, a qual tem uma vertente muito inclinada e que nos levará até poucos metros por debaixo do cume.

Conforme vamos subindo a pendente, vai-se tornando cada vez mais inclinada e ficando mais estreita. No final da subida aparece um passo bastante difícil pois costuma ganhar muito gelo e tem uma inclinação muito acentuada. Depois desta passagem estreita, passamos para a cara Sul-Oeste do Almanzor. Neste ponto seguimos para a nossa direita na direcção Oeste, e poucos metros mais à frente, voltamos a tomar a nossa direita e subir em direcção ao Norte.
Estes últimos metros são os mais complicados, pois costuma formar-se bastante gelo e está muito inclinada. Convém dizer que não podem existir erros nesta parte do percurso, pois uma queda seria enorme e com resultados catastróficos.
No final destes últimos metros, mesmo debaixo do cume, existe uma anilha metida no rocha para permitir fazer um rappel e passar este bocado. Mais que recomendável se existir muito gelo. Desde o refúgio até ao cume terão decorrido umas 3:30h a 4h. A descida será cautelosa e fazendo o mesmo caminho de regresso.


Este será o nosso projecto inicial e que esperamos conseguir realizar, no entanto se as condições meteorológicas e/ou de segurança não o permitirem, concerteza não faltarão alternativas neste Circo de Gredos.Qualquer um pode ter um acidente, mas devemos evitar provocá-lo.

Segundo as actuais previsões meteorológicas, o bom tempo está do nosso lado, tirando as temperaturas negativas que nos acompanharão todos os dias. No entanto e como a montanha é sempre imprevisível, será conveniente irmos preparados para o pior, no que diz respeito ao equipamento, roupa e comida.
Segundo as ultimas informações desde o Refúgio de Elola, a Plataforma está limpa, pelo que em principio poderemos deixar lá as viaturas, existindo neve e gelo a partir da plataforma para a frente. A neve encontra-se dura aos 2.000 metros de altitude, existindo no entanto 5 a 20 cm de neve em forma de pó que se levanta com o vento. O Almanzor está escalável pelo lado Norte e pelo sector Gargantón.
De seguida mostramos um esquema com as várias vias para chegar ao cume do Almanzor.



Concerteza, será mais uma actividade do CMB coroada de êxito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários