31 janeiro 2012

O CMB será representado no Campeonato da Europa de Ski / Alpinismo

De 2 a 10 de fevereiro ocorrerá em França, mais concretamente em Pelvoux (Parque Nacional Des Ecrins), o Campeonato da Europa de Ski /Alpinismo. Tanto quanto é do conhecimento do Clube de Montanhismo de Braga, é a primeira vez que um atleta bracarense estará presente num evento internacional desta modalidade. Com efeito, o associado do CMB José Ferreira,

fará equipa com mais 3 portugueses, Nuno Caetano, Gonçalo Silva e Henrique Claro. Os quatro farão parte da delegação portuguesa da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), que se fará representar pela primeira vez com uma equipa completa. Já no ano passado, o atleta Nuno Caetano, representou as cores nacionais em Claut (Itália), no Campeonato do Mundo de Ski/Alpinismo, tendo sido na altura o único atleta luso presente.

Apesar da prática desta modalidade ser praticamente inviável em Portugal, dificultando de sobremaneira o treino dos atletas, estamos certos que tanto Portugal como a cidade de Braga e o seu Clube de Montanhismo serão bem representadas.
Mas afinal o que é o Ski/Alpinismo? Muitos se perguntarão.
O Ski/Alpinismo não é mais do que um desporto que faz a junção de duas modalidades, o alpinismo com a actividade do ski, sendo um desporto de inverno que nasceu em Turim e que foi iniciado pelo suíço Adolfo Kind, o qual tinha abandonado a sua terra natal mudando-se para a capital da região do Piemont. Uma vez em Turim, e vivendo aos pés dos Alpes, Adolfo Kind costumava explorar a montanha por meio de técnicas de alpinismo e descia as montanhas fazendo uso de skis, que ele mesmo fabricava.Com o tempo, a prática iniciada por Adolfo Kind foi-se tornando popular entre os moradores locais. Com a divulgação das técnicas, e a utilização de skis, alterou os métodos de quem atravessava a fronteira ilegalmente a pé. Em muitos percursos, deslizar sobre a neve era mais rápido e mais seguro do que utilizar os pés e correr o risco de ser surpreendido pelas fendas cobertas pelo gelo. Desse modo nasceu o desporto actualmente conhecido como Ski-Alpinismo. Como em todas as modalidades desportivas este desporto não escapando à regra, foi sofrendo evoluções significativas que passam pela pele de foca que se fixa à base dos skis, permitindo a ascenção de terrenos nevados sem a necessidade de retirar os skis dos pés, ou peças que substituem os crampons das botas e que se adaptam aos skis, entre outras evoluções que oportunamente publicaremos noutro artigo.
O CMB – Clube Montanhismo de Braga, deseja uma boa prestação inquestionável desta representação portuguesa e em particular do José Ferreira, mais conhecido entre os amigos por "Zé Nuno", associado e representante do CMB desta feita, nesta dura prova de resistência e esforço físico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários