14 janeiro 2012

No Carnaval vamos a Gredos


Inserido como pré-plano de actividades do CMB para o ano de 2012, vamos efectuar uma actividade na Serra de Gredos com o objectivo de alcançar o cume do Almançor (2592 m de altitude), cujo nome completo é Sítio do Mouro Almançor, sendo o cume de maior altitude dos que coroam o chamado Circo de Gredos. Situa-se no município de Candeleda, província de Ávila em Espanha, próximo da província de Cáceres.
A ascensão do Almançor só se recomenda a montanhistas com alguma experiência. Embora no verão não seja necessário qualquer equipamento para a realizar, no Inverno, devido à neve e ao gelo, é recomendado o uso de cordas. A última fase da ascenção é classificada como escalada de segundo grau pela “UIAA – União Internacional das Associações de Alpinismo).
A rota normal de acesso é pela Laguna Grande de Gredos e Refúgio J. A. Elola, Hoya Antón e as passagens Portilla Bermeja e Portilla Crampón.
O percurso desde a Plataforma (local onde ficam as viaturas), até ao refúgio J. A. Elola (local onde montaremos o acampamento base), é de média a alta dificuldade, dependendo das condições atmosféricas.

A actividade terá o seu desenvolvimento previsivelmente com partida de Braga no dia 17 de Fevereiro de 2010 e regresso no dia 20 de Fevereiro de 2012.

Para os que se mostrarem interessados em participar desta actividade informamos que as inscrições se encontram abertas até ao próximo dia 05 de Fevereiro de 2012.

Oportunamente e após encerrarem as inscrições, será realizada uma reunião com o grupo de inscritos no sentido de averiguar a experiência, capacidade técnica, equipamento, tendas, distribuição de pessoal pelas viaturas, etc, de forma a efectuarmos uma actividade com toda a segurança possível.

As inscrições podem ser efectuadas enviando um email para: clubemontanhismodebraga@gmail.com
Circo de Gredos

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários