07 janeiro 2012

Curiosidades: Como proceder se caír através do gelo

Estamos no inverno, época propícia a encontrarmos nas nossas actividades de montanha águas de lagoas e ribeiros congeladas e que por vezes se encontram dissimuladas. O risco de o gelo quebrar e caír nas águas geladas é propício a acontecer. Geralmente as camadas de gelo que se formam são bastante sólidas para caminhar sobre elas, contudo as variações do clima impedem uma previsão muito segura do congelamento de determinadas áreas e do período de tempo que a camada sólida se manterá. O maior perigo a que se expõe uma pessoa que ande sobre o gelo e que caia num buraco, é o choque provocado pela água fria, que pode paralisar os músculos e incapacitar até os melhores nadadores numa questão de escassos minutos, ou ir ao fundo e quando regressar acima não encontrar o ponto onde caiu e deparar com uma placa de gelo que nos impedirá de sair provocando afogamento.
Se tal acontecer, não espere que venham em seu socorro, saia do buraco, se conseguir, pois o frio rapidamente minará as suas forças.
Mantenha-se a flutuar pedalando na água, movimentando as pernas como os ciclistas e reme com os braços sem parar. Respire fundo e lentamente para ajudar a evitar o pânico.

Seguidamente e quando conseguir, quebre o gelo à sua volta, movendo-se na direcção da margem até encontrar uma zona suficientemente sólida para aguentar o seu peso.

Estenda os braços para a zona de gelo mais firme e bata os pés para elevar o corpo na horizontal.
Continue a bater os pés para impelir o corpo para a frente e puxe com os braços, até sair da água. Se o gelo estalar sob o seu peso, mantenha-se deitado e continue a rastejar.

Ao chegar a uma zona do gelo que possa aguentar o seu peso, rebole para a margem.

Logo que esteja em segurança, em terra firme, procure abrigo e agasalho. Mantenha-se em movimento para aquecer e se dispuser de roupas secas troque pelas molhadas urgentemente, caso contrário conserve as roupas molhadas até chegar a um local onde possa aquecer-se.
Para tentar evitar estas situações, nunca se aventure a caminhar sobre gelo sem primeiro experimentar a sua solidez. Procure um apoio seguro para se agarrar na margem, enquanto bate com o pé em vários pontos do gelo. Atire uma pedra pesada para o meio da zona de água. A camada de gelo que cobre água rasa é geralmente mais segura, não evitando, claro, o risco de escorregar e cair, podendo provocar lesões muito graves. O gelo que cobre água corrente ou plantas subaquáticas é geralmente mais fraco, pois a água é nestes casos relativamente mais quente. O gelo não é uniformemente espesso sobre toda uma extensão de água, na direcção do centro, normalmente é mais fino e além disso enfraquece com o aumento da radiação solar durante a manhã e princípio da tarde.
O ideal é não arriscar demasiado e caminhar atento para evitar uma catástrofe.
Boas caminhadas e cuidado com o gelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários