24 janeiro 2012

Como proceder se alguém caír através do gelo

Já publicamos aqui no Blog uma forma de como fazer auto resgate em caso de cair num buraco no gelo, hoje damos ideia de como alguém que assistiu à queda de alguém num buraco de gelo, pode proceder para ajudar essa vítima.

Alguém que caia num lago ou num rio através de um buraco no gelo, pode afogar-se em poucos minutos. Mesmo que consiga manter a cabeça fora de água, o choque afectará a respiração e o frio poderá paralisar os membros. Nestes casos, é fundamental agir com rapidez para salvar esta pessoa. Não devemos esquecer que todos os cuidados são poucos, não seria a primeira vez que em vez de existir uma vítima, passaram a existir duas ou mais, numa tentativa corajosa mas impensada de socorrer alguém.

Se a pessoa estiver consciente

. Mantenha-se fora do gelo, a não ser que não tenha outra alternativa para alcançar a vítima, mas nestes casos deve haver sempre outra pessoa para o puxar a si se porventura também você acabar por cair num buraco de gelo.

. Faça chegar até à vítima um pau com uma corda atada na ponta, se não tiver corda pode sempre improvisar com cachecóis ou outras peças de roupa.

. Se não conseguir alcançar a vítima a partir da margem, deite-se sobre o gelo para que o peso do corpo fique distribuído por uma área maior.

. Rasteje cautelosamente e empurre o pau à sua frente até alcançar a vítima. Não avance mais do que o estritamente necessário.

. Diga à vítima para esticar os braços por cima do gelo e bater com os pés, de modo a colocar o corpo o mais possível na horizontal. Isso diminuirá as probabilidades de ser arrastada para debaixo do gelo por qualquer corrente e facilitará a saída do buraco.

. Diga à vítima para agarrar o pau ou a corda com uma das mãos e quebre o gelo à sua frente com a outra mão, até encontrar uma zona suficientemente sólida para aguentar o corpo. Puxe pela outra extremidade do pau, para ajudar a vítima a içar-se para fora do buraco.


. Diga à vítima para bater as pernas e deslizar para cima do gelo.

. Logo que a vítima se encontre sobre o gelo, diga-lhe para se manter deitada e puxe-a para a margem.

Como formar uma cadeia humana

. No caso de haver várias pessoas para ajudar e não houver outra maneira de alcançar a vítima, formem uma cadeia humana.

. A primeira pessoa deve estender-se no gelo e rastejar em direcção da vítima, a segunda pessoa deve deitar-se no gelo e segurar os tornozelos da primeira, e assim sucessivamente até a cadeia ter o comprimento suficiente para alcançar a vítima a partir de um ponto seguro na margem.

Se a vítima estiver demasiado fraca para se agarrar a uma corda

. Ate na extremidade de um pau, uma corda com uma laçada.

. Estenda o pau ao longo do gelo até a laçada ficar ao alcance da vítima. Diga-lhe então, que passe a laçada pela cabeça e os ombros e a prenda debaixo dos braços. Em seguida puxe-a.



De regresso à margem

. Logo que a vítima esteja fora de perigo, verifique se respira.

. Se a vítima não respirar deve iniciar imediatamente a respiração artificial (boca-a-boca ou boca-a-nariz).

. Se a vítima respirar, envolva-a em peças de roupa ou cobertores secos sem a despir e leve-a para um local abrigado e aquecido.

. Uma vez abrigada, tire-lhe as roupas molhadas e envolva-a em roupa ou cobertores secos ou coloque-a num saco cama.

Boas caminhadas e prestem atenção onde colocam os pés.

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários