26 janeiro 2012

CMB – Corridas de Montanha



Como é do conhecimento de grande parte dos associados do CMB, existe no clube uma Secção de Corridas de Montanha. Dela fazem parte, alguns atletas que muito fizeram em 2011 por dar boa conta do clube, estou referir-me concretamente ao Cláudio Ribeiro que efectuou em Outubro passado a Maratona Chismes-Dolpo, nos Himalaias com um meritório resultado e ao Narciso Marques que ganhou o Campeonato Nacional de Montanha no seu escalão.

Em 2012 tentaremos dar novo fôlego à divulgação da modalidade, não só com a apresentação das diversas provas do calendário nacional, eventos Ultra Trail`s (corridas de montanha com mais de 42km) nacionais e internacionais mas também dar conta da participação dos nossos atletas nas diferentes provas. Encetaremos esforços para que tão rápido quanto possível possamos realizar uma corrida de montanha em Braga, com a chancela do CMB. Abordaremos vários aspectos a ter em conta para quem se quiser lançar nesta modalidade, nomeadamente informações sobre vestuário e calçado, alimentação, treino. Em relação a este último ponto estamos a negociar um protocolo com a empresa US- Elite, que se dedica não só ao planeamento de treino para atletas profissionais mas também para atletas que apesar de amadores pretendem ter um “rendimento extra” nas competições onde participam.

Damos enfoque a este aspecto do planeamento do treino porque é uma ferramenta que nos permite ter um maior rendimento mas sobretudo permite, através de um acompanhamento sério, trabalhar preventivamente as eventuais lesões desta espectacular mas exigente modalidade.
Esperemos que este ano, seja marcado por um crescimento do número de corredores de montanha em Braga e que para isso o CMB possa contribuir positivamente.











José Ferreira


CMB - Secção de Corridas de Montanha

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários