12 dezembro 2011

O CMB em Peña Ubiña nos dias 08,09 e 10.12.2011

7h:30m da manhã do dia 08.12.2011, Narciso Marques, Amadeu Barros, Vitor Veloso, Benjamim Ribeiro, Manuel Martins e José Manuel, estão reunidos e prontos para partir para mais uma actividade do CMB, desta feita para Peña Ubiña. Peña Ubiña está localizado no coração da cordilheira Cantábrica, situada nos concelhos Asturianos de Teverga, Quirós e Lena. O nome "Peña Ubiña" deriva de "Obiña" ou "Ovina" com referência ao intenso tráfego pastoril que se registava antigamente, cruzando os portos pela disputa, tanto dos Asturianos como pelos Leoneses do território de pasto. O cume de Peña Ubiña situa-se nos seus imponentes 2417 metros de altitude, e cujo objectivo estes elementos do CMB estavam dispostos a conquistar.

A meio da tarde do dia 08.12.2011 estes valorosos amigos chegaram à povoação de Tuiza de Arriba, situada a 1200 metros de altitude, onde estacionaram a viatura e prepararam as mochilas apetrechadas para 3 dias de montanha. Iniciaram a subida desde Tuiza de Arriba até ao refúgio de Meícin, situado a 1545 metros de altitude, na base do imponente Peña Ubiña e rodeado de vários picos acima dos 2000 metros de altitude. Chegados ao refúgio montaram o acampamento perto deste, preparando-se para no dia seguinte iniciarem a subida para o cume de Peña Ubiña. Por volta das 18:00h começou a caír a noite e era altura de fazer o jantar e acender uma fogueira para aquecer perante as baixas temperaturas que se faziam sentir. Já em volta da fogueira, verificaram que não existia vento e o luar fazia parecer quase dia vislumbrando-se o cume de Peña Ubiña perfeitamente. Surgiu a ideia de tentar fazer cume de noite, assim se pensou e assim se fez. Estes valorosos amigos pegaram no seu equipamento e fizeram-se à montanha.
O que inicialmente parecia fácil, depressa se tornou um pouco dificil, pois a jornada parecia não ter fim e conforme subiam, aumentava a intensidade do vento e o frio, mas neste momento nada fazia desistir estes destemidos amigos que contra todas as forças adversas mantinham o ritmo da caminhada. Finalmente a após passadas cerca de 2 horas e meia alcançavam o cume de Peña Ubiña por volta das 23 horas.



O cume estava vitrificado por uma plicula de gelo que tornava perigosa a estadia no mesmo, pelo que após os abraços e a alegria de cume alcançado e as respectivas fotos da praxe iniciaram a descida. Chegados ao acampamento, voltaram ao calor da fogueira até que após uns momentos de convivio, recolheram à suas tendas. No dia seguinte, nova jornada, começaram subindo a encosta setentrional do circo, seguindo um trilho em zigue-zague transpondo zonas rochosas e nevadas até chegarem à "Forqueta del Portillín" situada a 2049 metros de altitude. Neste ponto surgiu a ideia de alcançar o cume do imponente Pico de Fontán que se vislumbrava com uma subida incrivelmente inclinada e nevada. Devido à falta de material técnico por parte de todos os elementos do grupo, foi tomada a decisão de apenas o Narciso Marques e o Manuel martins tentarem alcançar o cume, o qual conseguiram nos seus 2417 metros de altitude, enquanto os restantes elementos do grupo regressaram ao acampamento base. Quando estes valorosos montanheiros regressaram ao acampamento, já estava quase a cair o dia, pelo que começamos a preparar a fogueira para nos mantermos aquecidos antes de irmos descansar. Fomos forçados a ir para as tendas mais cedo do que o previsto pelo facto de começar a chover. A chuva fustigou-nos toda a noite, mas felizmente de manhã deu-nos tréguas, o que permitiu desmontar o acampamento nas calmas e iniciar o regresso à viatura. Foi mais uma actividade do CMB coroada de sucesso, a qual a meteorologia ajudou e a companhia como sempre foi de excelência, decorrendo num ambiente de camaradagem e alegria indescritivel. Oportunamente publicaremos uma selecção das melhores fotos desta actividade.

1 comentário:

  1. Parabéns à equipa. Como vos disse no Gerês, conheço razoavelmente bem o maciço das Ubiñas, nomeadamente os Puertos de Agüeria e os Huertos del Diablo ... mas falta-se subir a Peña Ubiña... :(
    Um abraço

    ResponderEliminar

comentários