13 dezembro 2011

Entrevistamos o Claudio Ribeiro acerca da sua prestação na Ultra Trail Chismes-Dolpo

Após a sua valorosa prestação na dura prova "Ultra Trail Chismes Dolpo" no Nepal, entrevistamos o Claudio Ribeiro, que na humildade que o caracteriza, prontamente se mostrou disponível para colaborar connosco, respondendo às questões que lhe colocamos. Desde já o Clube de Montanhismo de Braga (do qual o Claudio faz parte), agradece a sua prontidão a mais este desafio de responder às questões colocadas.Nunca são demais e mais uma vez deixamos publicamente os nossos parabéns ao nosso grande atleta e amigo que sempre nos orgulha como clube e como amigo. E após esta breve introdução passemos à entrevista que todos esperam.

CMB: À quanto tempo praticas este tipo de modalidade?
Claudio Ribeiro: Com estas características foi a primeira vez que tomei parte neste tipo de modalidade. Pratico montanhismo, alpinismo e escalada em rocha à 6 anos.

CMB: Como surgiu a decisão de participar nesta prova?
C.R.: Após ter as questões profissionais e familiares resolvidas e de acordo, a decisão estava tomada.

CMB: Como te preparaste fisicamente para esta prova?
C.R.: Ao invés de treinar 3 ou 4 vezes por semana, passei a treinar praticamente todos os dias durante o último ano, quase sempre a subir e a descer montes.

CMB: Qual foi o maior desafio desta prova?
C.R.: O maior desafio foi ter chegado ao final, pois todos os dias eram um desafio físico e psicológico que tinhamos que vencer.
CMB: Qual foi a maior dificuldade desta prova?
C.R.: Foi vencer a altitude e o frio, principalmente nas noites e nas manhãs.

CMB: Qual foi a maior surpresa desta prova?
C.R.:Não houveram grandes surpresas. Tudo estava bem planeado e a informação prévia era muito precisa. Embora no decorrer da prova estivesse consciente de estar no meu limite físico. Sempre pensei que fosse tão dura como se demonstrou, estando preparado para tal.

CMB: O espírito competitivo esteve sempre presente entre todos os atletas?
C.R.: No geral penso que sim, embora se tenha evidenciado mais nuns atletas do que em outros.

CMB: Já existe quem considere esta prova como sendo a mais "dura" da modalidade. Qual a tua opinião?
C.R.: Considero que esta é uma prova extremamente dura, mas daí a ser a mais dura? Não sei, penso que existem outras provas, talvez com características diferentes, mas de igual modo duras.

CMB: A organização da prova esteve à altura das expectativas?
C.R.: Completamente! Conheço perfeitamente e de quem sou amigo de longa data, o coordenador da prova, o Galego Jesus Martinez Novas. Jesus foi exímio em todos os pormenores e detalhes das etapas, sendo um grande e profundo conhecedor do terreno. Em síntese, é um verdadeiro leopardo das neves.
CMB: Como definirias os outros atletas em prova?
C.R.: Audazes e corajosos, pois considero que têm que ser providos de muita coragem para participarem numa prova desta envergadura e dificuldade, não deixando no entanto de ser bons rapazes, dos quais me orgulho ter conhecido e fomentado uma amizade que espero seja duradoira.

CMB: Qual a próxima prova ou aventura?
C.R.:Subir o Aconcágua... em solitário.

CMB: Outras situações que queiras partilhar e que consideres importantes?
C.R.: Gostei muito deste desafio, sendo o que mais disfrutei em montanha, até aos dias de hoje.Já possuo um grande curriculum em montanha, mas esta experiência supera todas as experiências anteriores. Adorei também Kathmandu pelo facto de ser um sítio exótico que me cativou e que nunca mais esquecerei.

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários