30 outubro 2011

Ultra Trail Chismes-Dolpo (dia 30.10.2011)

Dia 30 de Outubro : 8ª etapa – De Shey Gumba a Ringmogaon. Distância: 34 km. Desniveis: +1700m, -2200m, total 3900m. Altitudes alcançadas: mínima 3680m, máxima 5360m. Pernoita a 3680m.

No dia 30, esta 8ª etapa, O dia começará com os concorrentes a percorrerem a subida até ao passo “Nangdalo 5360m”. Entre os montes nevados, vizinhos dos que alimentam o Lago Phoksundo. Serão momentos frescos e sombreados, o mais provável é que na parte final encontrem neve dura e gelada, principalmente na subida final onde devem ter precauções redobradas devido à forte inclinação do terreno. Uma vez nesse passo poderão ver em primeiro plano as paredes das principais montanhas nevadas que alimentam o lago. Deparam-se neste momento com dois trilhos. Devem iniciar a descida pelo caminho pouco demarcado da margem direita, o qual parece precipitar-se no vazio, não se devem preocupar com isso, uma vez que apesar da inclinação de 40º, será cómodo de descer sobre a cascalheira de pequenas pedras que amortecem as passadas ao enterrar os pés nestas e deslizando-os entre elas. No final desta descida chegam ao caudal de um dos rios que desagua no Lago Phoksundo. Devem seguir o rio pela margem esquerda na direcção da corrente do rio. Mais à frente cruzarão o rio para seguir o trilho na mesma direcção pelo lado direito. Este ponto não se encontra bem definido, devido ao facto de que a ponte que aí existia foi levada pela corrente de água com as cheias, e hoje em dia apenas se pode cruzar o rio em determinados locais poucos demarcados dependendo do momento e da época do ano. Deverão cruzar o rio o mais rápido possível para evitar o caudal do rio que cresce rapidamente. Se deste lado o cenário é o que se descreve, do outro lado irão deparar com uma vegetação densa que dificultará a progressão. Após encontrarem o trilho bem definido e terem percorrido um bom trajecto que será acompanhado pelas paredes verticais Nor-Este do Monte Kanjirowa 6612m, começarão a passar junto ao Lago Phoksundo, podendo tocar as águas azuis e frias do lago e pouco a pouco deixa-lo ficar mais abaixo à medida que vão ganhando altura pela escarpa que ladeia o lago, o qual quanto mais se vê, mais bonito parece com a sua cor intensa azul turquesa que marca um forte contraste com o circundante árido. O trilho chega a ganhar uma altura considerável que não deixa de contornar o lago, com o qual forma permanentes precipícios. Este é um trilho que devem fazer com muito cuidado para não escorregarem e não caírem no vazio. Seguindo o trilho, poderão ver o final do lago e continuação do rio Phoksundo. É neste local que fica a povoação de Ringmogaon, local onde termina esta etapa.