26 outubro 2011

Ultra Trail Chismes-Dolpo (dia 27.10.2011)

Dia 27 de Outubro : 5ª etapa – De Molum Sumna a Rapka. Distância: 42 km. Desniveis: +1000m, -1300m, total 2300m. Altitudes alcançadas: mínima 4110m, máxima 5027m. Pernoita a 4535m.


No dia 27, depois de passarem a noite neste local relaxante perto do rio gelado, onde esperamos que tenham descansado e não tenham tido muito frio, pois é normal nesta época do ano registarem-se temperaturas de -20º centigrados, estão preparados para à hora prevista estarem prontos para iniciar esta 5ª etapa em pleno coração do Dolpo. O caminho a seguir decorre paralelo ao caudal do rio, o qual pode ser pelo lado esquerdo deste ou pelo lado direito, variando o trilho, uma vez que em diferentes épocas do ano o caudal do rio varia e em consequência muda o traçado do trilho, o que poderá provocar alguma confusão durante cerca de uma hora. Por vezes terão que meter os pés na água gelada para atravessar o rio. O trilho já bem definido impedirá que a confusão do trilho a seguir desapareça, e chegarão então à povoação de Chharka Bhot, depois de um período em que a pouca altura que se perdeu se realizou suavemente. Nesta povoação de costumes
Chharka bhot

tibetanos, encontrarão pessoas bastante sociáveis. Daqui seguirão caminho com ascensão progressiva, o qual os levará ao passo Mola, situado a 5027m, e baixarão até se cruzarem com o caudal do rio Manto. Continuarão por este caudal até se cruzarem com o rio Dikun, local onde se encontra o preparado o local para se alimentarem e descansarem. Este local, apesar de ficar mais baixo que o do dia anterior, costuma ser mais frio. Os caminhos orlados pelo rio, durante este dia, são complicados para o piso, devido aos abundantes cantos arredondados com os quais devem ter muito cuidado para evitar possíveis lesões.

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários