03 outubro 2011

A Mochila (2)

Tamanho
O tamanho de uma mochila é determinado pela sua capacidade em litros. As mochilas pequenas, em geral, têm capacidade para 25 a 40 litros e destinam-se a pequenas jornadas de um dia no máximo. A capacidade das médias varia de 45 a 60 litros e as grandes podem carregar de 60 a 90 litros, destinadas a actividades de vários dias em que seja necessário levar o material e roupa suficientes. Se pretende apenas uma mochila polivalente, talvez a melhor opção seja adquirir uma mochila média que possua bons recursos de ajuste para manter a carga bem firme na mochila, mesmo não estando completamente cheia. Se possível, o ideal será a mochila não ultrapassar a largura dos ombros e não passar acima da cabeça, de forma a não incomodar quando atravessarmos zonas de mata densa ou locais muito apertados.
Como regular a mochila
As mochilas modernas têm vários ajustes e é fundamental conhecer as suas funções para poder adequá-las a cada situação. É fundamental conhecer a sua mochila e todos os seus detalhes. Quando olhamos para uma mochila, verificamos que tem imensas fitas dependuradas, todas essas fitas não são puro enfeite, cada uma tem uma função específica. Com excepção do ajuste dorsal, todas as outras devem ser ajustadas de cada vez que se coloca a mochila, pois dependem da carga, do terreno, da roupa e até do humor do dono. Quanto mais técnica for a actividade, mais se exige estabilidade da mochila e mais apertados devem ser os ajustes.



Ajuste dorsal



Normalmente é o único ajuste fixo da mochila, quer dizer, regula-se uma vez de acordo com o tamanho do seu tronco. Fazer esse ajuste de maneira muito atenta e de preferência com o auxilio de alguém. Se este ajuste for mal efectuado poderá sobrecarregar os ombros, levando rapidamente ao desgaste físico.







Fitas de compressão lateral


Este tipo de ajuste torna-se especialmente importante para mochilas com meia carga, pois permite compactar a carga mais perto das costas. O ideal é deixar a mochila achatada e rígida. O sistema mais comum é o de duas ou três fitas horizontais em ambas as laterais da mochila. O ajuste é feito com fivelas de nylon do tipo “só puxar”. É conveniente deixar pelo menos quinze centímetros de fita sobrando. Neste caso fivelas tipo macho-fêmea facilitam ainda mais a operação.




Ajuste frontal
Este é o acessório mais importante da mochila, média ou grande. Evite as mochilas com ajuste fixo, ou seja, aquelas que além da fivela principal da frente tem uma outra que fixa o ajuste. No mínimo, um dos lados deve ter regulação livre, ajustável sem que seja preciso desapertar a fivela principal. Certifique-se também se a regulação mínima da parte da frente vai ser ajustada adequadamente quando estiver mais magro ou sem roupa volumosa.
Algumas pessoas chegam a perder até cinco quilos numa caminhada de quinze dias em terreno difícil ou em altitude. Não esquecer que a função principal do ajuste frontal é transferir o peso da mochila para os quadris. Alças fofinhas e com aparência confortável podem-se tornar num martírio com uma mochila carregada e normalmente perdem muito em durabilidade. Preste atenção também à fivela. Existem muitos modelos diferentes e alguns deles podem quebrar se utilizados de forma exigente, principalmente se forem de plástico. As boas fivelas são de nylon e geralmente fazem um sinal sonoro “clac” quando fecham.


Alças principais
Assim como no ajuste frontal, as alças devem ser estruturadas (semi-rígidas) para melhor eficiência e durabilidade. As alças “acolchoadas” ou “fofinhas” acabam por se deformar e tendo a superfície de contacto diminuída. O ajuste das alças pode ser de cima para baixo, quando as fivelas são fixas nas extremidades das alças, ou de baixo para cima quando as fivelas são fixas na base da mochila.














Estabilizador lateral
Item responsável pela estabilização do movimento lateral da mochila sobre as costas. Deve ser regulado após o ajuste frontal e as alças terem sido apertadas, pois o seu ajuste muda drasticamente a cada situação.









Estabilizador superior






Mantém a mochila próxima das costas e desloca o peso para a frente, o que aumenta a eficiência do ajuste frontal. Muitas mochilas permitem regular a altura desta inserção. O ideal é que ela se mantenha alguns centímetros acima dos ombros.




Estabilizador peitoral
É uma óptima solução para cargas pesadas, terrenos acidentados e caminhadas longas. Evita que as alças entrem debaixo dos braços e permite transferir o puxão da mochila (tendência da mochila cair para trás) para a área peitoral, aliviando os ombros. Mudando-se o ajuste do estabilizador peitoral durante o decorrer do dia, ou mesmo soltando-o algumas vezes, alivia-se bastante o desconforto na parte superior do tronco.

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários