27 fevereiro 2009

corridas de montanha

Na última Assembleia-geral do Clube, foi lançado o repto de ser criada a Secção de Corridas de Montanha com o intuito de participar em actividades de montanha “um pouco mais rápidas”.
Pois bem, a Secção já “nasceu” e pretende dar a conhecer uma modalidade que ainda se encontra em expansão no nosso País. Existe mesmo já um Campeonato Nacional de Corridas de Montanha, mas que apenas desenvolve provas de distância média (5Km, 10 Km e 20 Km).
A secção de Corridas de Montanha do CMB pretende criar, a curto/médio prazo, uma equipa que procurará participar em algumas provas nacionais e internacionais. Assim, e dado o interesse já revelado por alguns sócios, o CMB tentará estar presente, já como equipa, no 2ª Ultra Trail da Geira/Via Romana (
www.pontocom.pt) a realizar no dia 6 de Junho e que terá a distância de 47 km. Todos os sócios interessados em participar deverão enviar um e-mail para a caixa de correio da secção (corridasdemontanha@clubemontanhismodebraga.org) a solicitar a sua inscrição.
Já a perspectivar o ano competitivo de 2010, serão realizadas, ainda em 2009, 2 provas de Ultra Trail (provas de corrida de montanha com mais de 42 km), uma a nível nacional e uma outra em Espanha, com vista à primeira participação do Clube de Montanhismo de Braga naquela que é considerada por muitos a melhor e mais dura prova de corridas de montanha (trail-run) do mundo, o Ultra Trail do Monte Branco (
www.ultratrailmb.com).
A prova nacional será o Trail da Freita (50 km), a realizar no mês de Julho e ainda sem data definida. O nível desta prova é considerado médio/alto devido ao desnível e ao tipo de terreno onde se desenrola.
A prova internacional onde o CMB estará envolvido corresponde à travessia denominada “Cavalls Del Vent” (
www.cavallsdelvent.com), que se desenrola nos Pirinéus espanhóis, mais precisamente no Parque Natural Cadí-Moixeró (Catalunha). É uma travessia de 100 km, com 5600 m de desnível positivo e outros tantos de desnível negativo. O objectivo será completar esta travessia em 2 dias. Em princípio, esta prova será efectuada na segunda quinzena de Junho, não estando ainda marcada uma data concreta. Estas duas provas permitirão arrecadar os pontos necessários para que se possa tentar efectuar a inscrição no Ultra Trail do Monte Branco 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários